Chat Gospel Aliança

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Óleo do Espírito


-Tema: SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Salmos 23.5
[070705-2.jpg]-Introdução: A prática de ungir alguém com óleo ou azeite era comum nos tempos bíblicos, sempre com propósito especial de cura ou autoridade.
A palavra óleo aparece 34 vezes na Bíblia, ungüento 20 vezes, azeite 164 vezes e unção ou ungir 78 vezes. Isso revela sua importância na Bíblia.
No conhecido Salmos 23, Davi após mostrar seu primeiro estágio de vida diante de um campo de ovelhas (Sl 23.1-4), passa a falar de seu último estado da vida no trono real (Sl 23.5,6) onde recebeu a unção do Senhor para ser rei.
O óleo da unção era especial para isso (Êxodo 30.23-26), havia também azeite para iluminar (Levíticos 24.1-4) e para alimentação (Êxodo 29.2). “Óleo precioso” (Salmos 133:2) representa frescor, abundância, luz e remédio.
Com azeite se ungia os sacerdotes e Reis para o serviço do Senhor (ISm 10:1; 16:13; IRs 1:39; Sl 45:7).

Você já recebeu a unção do Senhor?

Vamos comparar alguns óleos usados na Bíblia com os resultados da unção do Espírito Santo.
OBS: o óleo da unção citado na bíblia era específico e os nomes que usaremos aqui são apenas alegóricos.

1- Nardo - Alegria: João 12.3
O nardo era um óleo perfumado, feito de flores, citado 24 vezes na Bíblia. Até hoje é usado por perfumistas.
A mulher que ungiu os pés de Jesus com Nardo, caro e puríssimo, trouxe alegria espalhando aquele cheiro em toda a sua casa.
Por um momento de alegria você daria o preço que fosse preciso, por isso Jesus deu o seu sangue e nos dá a unção do Espírito Santo para nos dar o fruto da alegria.
A unção do Senhor também é chamada de ‘óleo de alegria’ (Isaías 61.3, Salmos 45.7 e Hebreus 1.9), pois alegra o coração da pessoa que a recebe fortalecendo para sua jornada de fé.

Deus quer trazer a unção de Alegria à sua vida!

2- Bálsamo - Cura: Jeremias 8.22
O Bálsamo era outro tipo de óleo pastoso, feito de plantas suculentas, aparece 16 vezes na Bíblia
O bom samaritano lavou as feridas do homem abandonado no caminho, untou com óleo e azeite fazendo um curativo (Lucas 10.34). Da mesma forma Jesus nos lava com água, nos limpa do sangue e nos unge com alegria (Ezequiel 16.9).
A unção de cura já era praticada pelos sacerdotes no antigo testamento ao ungir os leprosos (Levíticos 14.13-18), foi confirmada por Jesus para a ministração de cura (Marcos 6.13) e por Tiago (Tiago 5.14).

Receba a unção de cura em sua vida!

3- Azeite - Luz: Êxodo 27.20
[azeite.2.jpg]O  Azeite especialmente de oliveira é citado na Bíblia 164 vezes na Bíblia. Desde o ramo de oliveira trazido pela pomba à arca de Noé até as lágrimas de Jesus no Jardim das Oliveiras são símbolo de Luz.
No antigo testamento um candelabro estava continuamente aceso no templo e não podia ser apagado. Quando o azeite ia acabando, o sacerdote tinha que colocar mais para manter aceso.
As 10 virgens no NT também tinham azeite para luz, contudo cinco delas não prepararam reserva deste azeite (Mateus 25.1-13) e ficaram na escuridão.

A unção ilumina a sua jornada!

3- Mirra - paz: Mateus 2.10,11
A mirra é um tipo de óleo extraído de uma planta espinhosa que sobrevive no deserto. É citado na Bíblia 23 vezes.
Usaremos a Mirra como símbolo de paz, pelo frescor e tranqüilidade que sua fragrância exala. Apesar de ser espinhosa e brotar no deserto ela transmite paz, o que nos ensina que Deus nos dá a paz, mesmo com os espinhos e desertos dessa vida.
Os magos trouxeram a Jesus ouro para sustento da família, incenso para espantar as moscas e mirra como cosmético para o bebê. A mirra era usada em recém nascidos como perfume, óleo contra assaduras e também como repelente de moscas.
A unção do Senhor te dá paz!

Receba a unção do Senhor!

-CONCLUSÃO:
Quando somos ungidos, Deus nos alegra, cura, ilumina e principalmente dá a paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário