Chat Gospel Aliança

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

De misericórdia em misericórdia

A misericórdia de hoje é para os fardos de hoje, para as tentações de hoje, para as necessidades espirituais de hoje.Todavia, elas não se esgotam. Quanto mais nos recorremos a ela, quanto mais dela confessamos ter necessidade, quanto mais nela depositamos a nossa confiança, tanto mais ela abunda sobre as nossas vidas

“A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração”(Lc 1.50)

A vida cristã é uma experiência de pura misericórdia. Misericórdia que podemos alargar a sua compreensão quase que exponencialmente. Não se trata apenas daquela bênção de Deus em lidar com os nossos pecados, com os sofrimentos que deles decorrem, de tratar com brandura a nossa rebeldia e derramar perdão sobre as nossas vidas.

Misericórdia tem a ver com todos os recursos dados por Deus para fazermos a travessia desta vida em meio às muitas contradições, paradoxos e contingências de nossa experiência humana que escapam por completo de nosso controle. Gostaria de apresentar pelo menos quatro grandes aspectos da presença da misericórdia em nossas vidas que podemos e devemos desfrutar e repousar confiantemente nela.

Ansiedade e medo do futuro.
A misericórdia de Deus nos ensina que as necessidades de hoje serão supridas com as respostas para hoje. Que devemos ocupar-nos com um dia de cada vez: “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mt 6.36). Misericórdia aqui significa que podemos contar com o auxílio de Deus assim como os israelitas contaram com o maná no deserto para sua porção diária de suprimentos numa terra inóspita: Lv 19.6; Dt 8.16.

Medo de sucumbir às provações.
Aprendemos da misericórdia do Senhor que Ele mesmo não tenta, não induz a nossa ruína: “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”(Tg 1.13), mas Deus nos prova e permite a provação, a citação de Deuteronômio acima fala disso: “para humilhá-los e prová-los, a fim de que tudo fosse bem com vocês” (Dt 8.16). Contudo, a misericórdia diz que o mesmo Deus que prova ou permite a provação, providencia a força para a suportarmos e o livramento dela: “Não sobreveio a vocês provação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam provados além do que podem suportar. Mas, quando forem provados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1Co 10.13).

Tempos de necessidades espirituais.
A misericórdia nos ensina que em tempos de sequidão da alma, frieza espiritual ou de qualquer outra necessidade, ela estará sempre à disposição para suprir nossas carências com a Graça:“Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hb 4.16).

Há misericórdia suficiente e para sempre.
Esta é uma notícia maravilhosa. A misericórdia de hoje é para os fardos de hoje, para as tentações de hoje, para as necessidades espirituais de hoje. Todavia, elas não se esgotam. Quanto mais nos recorremos a ela, quanto mais dela confessamos ter necessidade, quanto mais nela depositamos a nossa confiança, tanto mais ela abunda sobre as nossas vidas.

Colecionar misericórdias, tê-las todas na memória agradecida do coração é grande fonte de paz e consolação: “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança” (Lm 3.21). Esta sentença foi proferida por um homem que conheceu abundância de tormentos, decepções e tristezas: o profeta Jeremias. Contudo, ele não se deixou consumir por suas tristezas e aflições. Antes, trazia na memória as misericórdias do passado, se fiava nelas, cria inarredavelmente que Deus não muda, não sofre variações, é imutável em seu amor, logo, suas misericórdias também não mudam, não diminuem, não desaparecem, eis o que ele nos ensina: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se a cada manhã” (Lm 3.22,23).

Misericórdia nova para um novo dia. Misericórdia adequada para cada circunstância. Misericórdia em tempo, sem demora, para cada estação da vida.

Quero convidá-lo a tornar-se conscientemente um dependente visceral da misericórdia de Deus. Busque-a, deseje-a, conte com ela e também use em suas relações, afinal de contas o Senhor Jesus a requer também de nós: “Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores" (Mt 9.13).

O sobrenatural que nos tira do vale

Precisamos compreender que somente Deus tem o sobrenatural para Seus filhos e isso é reservado para todo aquele que crê em Jesus e o recebe como Salvador e Senhor

O termo sobrenatural, como a própria palavra sugere, é um fenômeno qualquer que não tenha uma causa natural. Isso me leva inevitavelmente a Deus, o maior especialista em “fenômenos sobrenaturais”, ou seja, o Único capaz de realizar milagres, transformar o impossível em possível, trazer à existência o que não existe.

O que Deus faz vai muito além do que é natural. Os fatos naturais são aqueles que nossa mente consegue visualizar e compreender. São coisas que podemos alcançar com nossas mãos, são objetivos que alcançamos pelo nosso esforço e mérito. E se quisermos viver apenas no que é natural, não precisaremos de Deus, mas viver sem Deus é a maior de todas as tolices humana.

Precisamos compreender que somente Deus tem o sobrenatural para Seus filhos e isso é reservado para todo aquele que crê em Jesus e o recebe como Salvador e Senhor. Quando aceitamos Jesus em nossa vida, somos habilitados para receber e viver o sobrenatural de Deus. E esse sobrenatural não pode ser explicado pela nossa limitação humana, portanto, cabe a nós, aceitar e desfrutar.

O sobrenatural é o poder de Deus que transforma o homem perdido em nova criatura. Ressuscita mortos. Cura o incurável. Faz da estéril mãe de filhos. Sobrenatural é o favor imerecido de Deus, manifestado através da Sua graça, do Seu amor, do Seu cuidado para com nossa vida todos os dias.

Somente o poder sobrenatural e inexplicável de Deus é capaz de nos fazer atravessar os desertos da vida sem desfalecer e nos faz vencer as tribulações que tentam roubar nossa paz e comunhão com o Senhor. É o sobrenatural de Deus que nos tira do vale, da escuridão, do desânimo, da depressão, da falta de esperança.

Esse sobrenatural é ativado em nós através da fé, pois quando colocamos nossa fé em ação, barreiras são rompidas, ultrapassamos os limites do nosso pensamento e passamos a viver uma vida que agrada ao Senhor. Então entramos em uma dimensão de vida que não pode ser explicada, mas que transforma e faz toda diferença em nosso caminhar diário com o Senhor.

Além da fé, o poder de Deus nos conduzirá à obediência e total dependência do Senhor. Buscaremos a Jesus e Ele nos revelará Seus propósitos para nossa vida. O invocaremos e seremos atendidos, poi Ele responde a todos que O buscam com um coração sincero e quebrantado. Viveremos o sobrenatural e nossa vida nunca mais será a mesma!

Como lidar com terríveis fraquezas?

Aquilo que você não consegue dominar hoje, lhe dominará amanhã

Salmos 103:14…porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó.

Toda fraqueza nossa que recusamos tratar continuará amanhã nos levando em caminhos maus e impedirá que cheguemos à nossa vitória, pra viver uma vida de vitória, devemos primeiramente aceitar que as nossas fraquezas podem ressurgir em qualquer momento.

AQUILO QUE VC NÃO CONSEGUE DOMINAR HOJE, LHE DOMINARÁ AMANHÃ.

Salmos 71:9: Na minha velhice não me rejeiteis, ao declinar de minhas forças não me abandoneis.

SE DECIDIMOS VOLTAR A DEUS E ACEITAMOS QUE ELE TRABALHE EM NÓS, O ESPIRITO SANTO IRÁ REPETIDAMENTE LHE AVISAR.

JESUS DISSE A PEDRO : “ Lucas 22:31-32 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.”

VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR JESUS ORAR POR VOCÊ? É EXATAMENTE AQUILO QUE ACONTECE.

1 João 2:1: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

POR MAIS INCRÍVEL QUE PAREÇA, DEUS CONTINUARÁ A SE SERVIR DE VOCÊ MESMO SE AS SUAS FRAQUEZAS DOMINAM AINDA A SUA VIDA. ELE DARÁ INÚMERAS OPORTUNIDADES PARA QUE VOCÊ POSSA VOLTAR A ELE E LHE PEÇA AJUDA.

JESUS LANÇOU ESSA ADVERTENCIA A JERUSALEM : Mateus 23:37  Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! QUANTAS VEZES quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!

Se você rejeita a graça divina, o que lhe resta?

Somente as consequências da sua decisão!

O que posso fazer então?

Volte a Deus!

Ele não será surpreso nem chocado do quanto existem fraquezas dentro de você. Ele jamais recusará lhe ajudar!

Reconhece, em primeiro lugar, que você precisa de ajuda! Depois... confronta as suas fraquezas!

Deixe o Espírito de Deus lhe encher do seu poder, Ele pode libertá-lo, mas também transformar as piores fraquezas em suas verdadeiras armas ofensivas para atacar satanás.

UMA ORAÇÃO PARA HOJE :

SENHOR, PARECE QUE NÃO CONSIGO VOLTAR PORQUE TODAS AS MINHAS FRAQUEZAS RESSURGEM APÓS UM TEMPO. MAS ACEITO O TEU PERDÃO E MAS UMA VEZ ACEITO A TUA MÃO QUE ME CONVIDA A BUSCAR A TUA FACE.