Chat Gospel Aliança

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ERGUENDO OS MUROS QUE O SENHOR MANDOU

“E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.” -Neemias 4:1

Quando o Senhor Deus colocou no coração do profeta Neemias erguer os muros da cidade de Jerusalém, foi o período da vida de Neemias que ele teve mais lutas, apesar deste proposito ter vindo de Deus e não do homem, Neemias teve que sobressair às diversas dificuldades que surgiram, prudentemente ele tomou uma iniciativa, manter em silencio o projeto de Deus, apenas Deus sabia o que estava dentro do seu coração, logo, ele convocou aqueles que deveriam ajudá-lo, e, de imediato ele subiu para colocar em pratica aquilo que Deus tinha sonhado através da vida dele.

O mais interessante é que quando Neemias iniciou as obras, logo os inimigos se levantaram, foram invejas, calunia, difamação, palavras de maldição, ele teve que enfrentar muitas tempestades, Neemias foi alvo de escarnio o tempo todo, tudo para que o profeta deixasse de levar avante aquela obra, os invejosos intentaram contra a vida de Neemias de todas as formas, até subornar outros profetas fizeram, Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem. Neemias 6:13.

Para realizar aquele projeto, Neemias, teve que enfrentar as autoridades, as adversidades, os irmãos, os contratempos e os matadores de sonhos, mais algo maravilhoso existe neste trecho, é que, quando se sonha os sonhos de Deus, não existem nada que consiga parar, no coração de Neemias havia plena convicção do seu chamado, ele simplesmente havia ouvido a voz de Deus, e quando se ouve a voz de Deus, não existem forças das trevas que consiga paralisar este sonho, existia no coração de Neemias um chamado de Deus, aquele que é chamado por Deus, não tem medo do que pode surgir, a sua confiança o leva a transpor qualquer barreiras.

A certeza de Neemias que aquilo que ele estava fazendo era à vontade de Deus, fortalecia sua fé, mesmo aparentemente sem recursos, ele não confiava no que via mais no que estava alicerçado dentro do seu coração, Porque andamos por fé, e não por vista. 2 Coríntios 5:7, logo, quando os invejosos enviaram recados para desviar a atenção de Neemias, para tirá-lo da posição em que Deus o colocou, tentando afastá-lo do seu foco, ele corajosamente respondia, E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco? Neemias 6:3,

Neemias deixava claro, o que faço tem mais importância do que qualquer outra coisa, eu não posso parar de fazer a vontade de Deus, eu não vou dá ouvidos aos aliados das trevas que tentam paralisar o objetivo do meu coração.

Neemias estava certo que a reconstrução dos muros de Jerusalém era essencial para impedir que os inimigos entrassem naquela Cidade, o profeta do Senhor se pôs como peça fundamental para tapar as brechas, para que, nunca mais o povo de Deus sofresse com as hostes do inimigo, então, ele aceitou pagar o preço, e o preço de Neemias foi abrir mão de viver para realizar os projetos de Deus, Neemias abriu mão da sua vida e foi viver aquilo que Deus colocou no seu coração, ele se colocou com Atalaia do Senhor, ele não recuou, quanto mais intensificavam as investidas dos seus inimigos, mais ele trabalhava na reconstrução dos muros, quando ele viu que já estava demais, que estava passando dos limites, ele sabiamente clamou ao Senhor e entregou os inimigos em suas mãos.

Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me. Neemias 6:14, foram cinquenta e dois dias de lutas travadas mais Neemias consegui vencer, pois ele creu no Senhor Poderoso que o tinha enviado, ele apenas se esforçou e Deus lhe deu a vitória. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9.

Quem sabe, Deus tenha colocado uma obra em teu coração para realizar, mais, são tantas as perseguições, tantos os empecilhos que tem surgido e você sente medo de continuar e até tem deixado a obra do Senhor de lado, hoje o Senhor manda te dizer, levanta-se, eis que faço novas todas às coisas, os teus inimigos não vencerão se tu confiar em mim, Eu só o teu Deus, e quando Eu ordeno, Eu garanto a vitória.Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Isaías 43:13, Os Tobias e Sambalates, sempre existirão, pois, eles terão que presenciar os feitos que vou realizar através da sua vida.

Deus tem proposito na vida de todo o ser humano, Seja um Neemias, confie, não pare de lutar, faça aquilo que é certo, ponha o teu coração no Senhor que você terá Vitorias.

EXISTE UM GRANDE TESOURO DENTRO DE VOCÊ

Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (2 Co 4.7).

O enfoque do apóstolo Paulo nesse texto não estava no recipiente que nós somos, pois somos perecíveis, imperfeitos e falhos. Ele queria ressaltar o valor inestimável que havia em seu conteúdo — o poder de Deus que habita em nós por meio da pessoa do Espírito Santo. Portanto, mesmo sendo criaturas frágeis e limitadas, Deus quer usar todos que se disponham a cumprir a Sua vontade para causar impacto e fazer a diferença nas áreas espiritual, emocional, física e material.

Compreender que esse poder é de Deus nos distancia do orgulho e nos motiva a manter contato direto com Ele diariamente, pois Cristo é a nossa fonte de poder, inspiração e direção.

Fomos criados para desempenhar um propósito específico, tendo a responsabilidade de mostrar o grande tesouro que é Jesus Cristo. Ele vive em nós e a cada dia é revelado ao mundo por meio de nossas palavras, nossas atitudes e nosso estilo de vida. Em Filipenses 2.5 está escrito: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

Que possamos explorar esse tesouro que Deus colocou em nosso interior, a fim de sermos como Cristo, um grande exemplo para nós. Jesus veio a terra e cumpriu Sua missão para nos salvar e conceder-nos o direito à vida eterna.

QUAL ERA O SEU SEGREDO? Ele tinha uma mente otimista, aberta às mudanças, um pensamento positivo, e era sensível à voz e à vontade de Deus em Sua vida.Obediente ao Pai, cumpriu tudo o que Ele determinou, foi humilde em todo o tempo e entendeu o segredo de ser servo.
Infelizmente, muitas pessoas que ainda não descobriram esse belíssimo tesouro dentro de si vivem sem sonhos e sem expectativas. Se você está nessa condição, que tal começar agora mesmo a garimpar o seu ser e surpreender-se com os tesouros que Deus colocou em você?

A PERMISSÃO E A AÇÃO SÃO ATITUDES NECESSÁRIAS PARA ALCANÇAR SEUS PROPÓSITOS.Comece a agir, e então descobrirá os tesouros que existem em você, entre eles o amor, a fé, a alegria, a paz, a humildade, a coragem, o otimismo, o poder, a unção, a graça, a bondade, o domínio próprio e a autoridade.

Nunca permita que as circunstâncias da vida limitem o seu potencial e impeçam a realização dos planos de Deus para você. Não procure desculpas para não agir, pois assim você não verá o cumprimento dos desígnios divinos. Domine o medo, a insegurança, o desânimo, o cansaço e a preguiça. Seja determinado e responsável, pois o nosso maior inimigo somos nós.

Se os propósitos de Deus não se realizarem em nossa vida será porque nós não permitimos, pois deixamos de cavar os tesouros que Ele colocou dentro de nós. Somos responsáveis por viver os sonhos e propósitos do Senhor. Por isso, não tenha medo de explorar o mais íntimo de sua alma e de seu espírito.

Prepare-se, pegue as ferramentas, que são a Palavra de Deus, a oração e a meditação. Reserve tempo para garimpar e descobrir grandes tesouros de valores inestimáveis que estão em você, pois o mundo necessita deles!

QUANDO VOCÊ QUISER APRESENTAR O EVANGELHO ÀS PESSOAS…

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações (Mateus 28:19)

Esta instrução se aplica a nós e se refere a todas as pessoas, até os mais ferrenhos opositores do evangelho, por exemplo, os muçulmanos. Como podemos nos aproximar dos muçulmanos com as boas novas da salvação?

COISAS QUE VOCÊ TEM QUE SABER. 

Você tem de saber e crer com todo o seu coração que só há um meio de salvação, que é através da fé em Jesus Cristo, que morreu por nós e nos resgatou com o preço de Seu próprio sangue.

A menos que nos rendamos ao senhorio de Cristo, pereceremos (Atos 4:12).

Mas o Senhor não quer “que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9).

COISAS QUE VOCÊ TEM QUE FAZER. 

1) Você tem de desejar intensamente a salvação das pessoas, não importa a religião que professem;

2) Mantenha o foco: todos nós somos pecadores, e porque Deus nos ama com tal profundidade que enviou Cristo para nos trazer completo perdão e vida eterna;

3) Cite a Palavra de Deus, especialmente as passagens que nos falam sobre Cristo e Seu amor pelos seres humanos; e

4) Demonstrar um genuíno interesse pelas pessoas – muitos são conduzidos ao Senhor pelo amor e serviço dos que testemunharam a eles.

COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER. NUNCA!

1. Jamais fale de maneira depreciativa sobre o islã, seus ensinos, seu livro sagrado, ou seu profeta;
2. Não se envolva em questões polticas.

COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER.

3. Sempre esclareça que Deus ama todos os seres humanos, Se importa com o sofrimento que passamos, e tem um propósito maravilhoso para cada um de nós;

4. Não fique com raiva ou desencorajado por qualquer coisa que for dita, mas seja sempre respeitoso e gentil.

Alguns pensam erroneamente que os muçulmanos sempre resistem ao evangelho, mas isso não é verdade. Muitos resistem à forma com a qual o evangelho é apresentado!

Conhecendo o Poder de Deus

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam [...] a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais. [Efésios 1.18-20]

O primeiro capítulo da Carta aos Efésios pode ser dividido em duas partes. Na primeira, Paulo bendiz a Deus por nos abençoar em Cristo. Na segunda, ele ora para que Deus abra os nossos olhos para enxergarmos a plenitude dessa bênção.

Louvor e oração devem sempre andar juntos. Alguns cristãos oram apenas por novas bênçãos, e esquecem das bênçãos que já receberam. Outros enfatizam que já receberam todas as bênçãos espirituais em Cristo, e não se interessam por nenhuma outra. As duas posições são incorretas.

Paulo ora especificamente para que os efésios conheçam (tanto através do entendimento como pela experiência) a esperança para a qual Deus os chamou, as riquezas da sua gloriosa herança e a incomparável grandeza do seu poder.

A ênfase de Paulo está no poder de Deus. Ele tem tanta certeza da suficiência do poder de Deus que emprega várias palavras para expressar a “incomparável grandeza do seu poder”.

COMO ELES CONHECIAM ESSE PODER? Porque ele foi demonstrado publicamente na ressurreição, na glorificação e na coroação de Cristo. Esse grande poder, que Deus exerceu em Cristo, está agora disponível a nós.

O principal apelo na oração de Paulo é para que seus leitores possam ter um conhecimento completo do chamado, da herança e, de maneira especial, do poder de Deus.

MAS COMO ELE ESPERA QUE SUA ORAÇÃO SEJA RESPONDIDA?

Primeiro, por meio da iluminação do Espírito Santo, que é “o Espírito de sabedoria e de revelação” (v. 17) em nosso conhecimento de Cristo.

E segundo, através da reflexão acerca da revelação objetiva do poder de Deus na ressurreição e na exaltação de Jesus.

Podemos notar mais uma vez a saudável combinação de revelação e iluminação, história e experiência, Cristo e o Espírito Santo.

Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. Efésios 1:15-23

O Perdão nosso de cada dia

Bendize, ó minha alma, ao Senhor… É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades.” –Salmo 103.1,3
.
Se você diz: “Eu até poderia crer no perdão do Senhor, mas se eu não tivesse um pecado tão grande e tão grave em minha vida…”. Isso demonstra claramente que há um pecado secreto que está angustiando a tua consciência.

É, certamente, uma situação difícil. Mas, presta bem atenção no que disse Davi. “É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades”.

Há somente um pecado mortal que nunca será perdoado, e é a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mt 3.29-30). Mas os que cometeram este tipo de pecado não quiseram o perdão de Deus. Cristo disse que este pecado é o único que nunca será perdoado. Todos os demais, qualquer pecado, ainda a blasfêmia contra Deus receberá perdão. Sim, ainda os mais graves pecados.

O Senhor em pessoa o promete. “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como carmesim, se tornarão como a branca lã”. (Is 1.18).

Pare e pense! Você não consegue crer no que Deus disse, que é grande a sua misericórdia? Não te dão segurança e alívio suas solenes palavras de graça?

Se assim você pensar: “Uma vez Deus já me perdoou e eu havia crido em suas promessas. Mas eu voltei a pecar, então, creio que Ele não voltará a me perdoar”. É com certeza que você fez algo muito grave, ao pecar novamente depois de receber a graça e o conhecimento.

Mas lembre-se das seguintes palavras: “Ele perdoa todas as tuas iniquidades”. Não está escrito: “Ele perdoou”, como se fosse algo que sucede apenas uma vez. Está escrito “perdoa”, porque seu perdão é contínuo, é algo que Ele nos dá sempre.

Se Deus não nos perdoasse continuamente, então o perdão não nos serviria. Se Ele não voltasse a perdoar sempre e de contínuo, ninguém seria salvo. Todos estaríamos perdidos. Porque o pecado está sempre surgindo em nós, ao longo de toda a nossa vida.

Lutero disse: “O pecado está aderido a nós em todo o tempo de nossas vidas terrenas. Jamais poderemos deixar de errar completamente e cometer faltas. Por isso o contínuo e constante perdão nos faz falta, a fim de não cairmos debaixo da ira de Deus devido aos nossos pecados, mas sim estarmos debaixo da graça por meio do perdão”.

Em Cristo, Deus fez um pacto eterno, para que o pecado não possa nos condenar.

Oh Deus e Pai, encomendamos-te as nossas famílias, nossos cônjuges e filhos. Ajuda-nos dirigi-los bem, e que os instruamos e os apoiemos no caminho da fé cristã. Amém.

Proteção Magnífica

Sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. (1Pe 5.6)

Além de ser uma virtude difícil, a humildade causa medo. É difícil porque o nariz empinado é mal de nascença, é questão hereditária, e a sociedade estimula a altivez de espírito. Causa medo porque, em vez de premiar a humildade, a sociedade passa por cima da pessoa discreta.

Isso mostra o acerto e a sabedoria de Pedro: “Sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus”. Aquele que se abaixa não pode ser montado por ninguém. Deus não deixa.

O humilde precisa ter certeza de que o Todo-Poderoso está ao seu lado e o protege de qualquer abuso, provação ou ameaça.

Em seu primeiro discurso, Elifaz, o amigo de Jó, recordou:“Deus põe os humildes nas alturas, põe num lugar seguro os que choram. Deus faz com que os planos dos espertos falhem e que as suas ações fracassem; ele pega os sábios nas suas espertezas e acaba com as suas intrigas. Em pleno dia eles ficam no escuro e ao meio-dia andam às cegas, apalpando como se fosse noite. Deus salva da morte os pobres; ele livra os necessitados das mãos dos poderosos. Deus dá esperança aos fracos e tapa a boca dos maus” (Jó 5.11-16).

Se há uma virtude protegida e premiada, essa é a humildade. Enquanto Deus é contra os orgulhosos, ele é bondoso com os humildes, concedendo-lhes bênçãos especiais (1Pe 5.5).

A humildade deve ser exercida coletivamente na comunidade dos cristãos. Essa prática resolve uma quantidade enorme de problemas de relacionamento, além de ser uma porta aberta para Deus intervir na vida do cristão e da igreja.

Pedro afirma que Deus levanta quem se abaixa e exalta quem se humilha. Não necessariamente na mesma ocasião em que a humildade foi praticada. Ele faz isso no “tempo certo”, no tempo oportuno, a seu tempo, isto é, quando for saudável na história e na caminhada dos cristaos.

Enquanto essa exaltação não de baixo para cima, mas de cima para baixo, não acontece, o Todo-Poderoso se limita a proteger os humildes que estão debaixo do seu guarda-chuva.

A exaltação de Deus não deve nos exaltar a ponto de nos exaltarmos pecaminosamente!

Tudo Para a Glória de Deus

Vivemos nossa vida como se não precisássemos de Deus, durante a semana inteira.

E nos cultos a gente vem como um bom cristão. “Eu não mato, Eu não bebo, Eu não fumo. Eu não faço isso, Eu não faço aquilo. Então eu sou um bom cristão.”

Em I Coríntios 10: 31 lemos: Portanto quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

Quando eu leio esse texto, eu percebo que não se trata da questão de você não pecar durante o dia.Para o cristão, a questão não é: “Hoje eu não pequei! Olha, hoje eu não fiz nada de errado.”

A questão não é você não pecar. A questão é: Eu glorifiquei a Deus hoje como eu deveria com a minha vida?

Você pode não cometer nenhum dos pecados capitais. Você pode não infringir nenhum dos 10 mandamentos. Você pode ser uma boa pessoa e estar completamente distante de Deus, na sua religiosidade, no seu falso conhecimento de quem é Deus.

Que essa frase fique marcada pra você: Não se trata de não pecar, mas Eu glorifiquei a Deus com minha vida como eu deveria nesse dia de hoje?

Há uma dicotomia muito grande dentro da igreja entre sagrado e secular. Gostamos de separar muito isso. Gostamos de falar: isso aqui é de Deus, isso aqui é do mundo.

Não existe para o cristão o que é sagrado e o que é secular. Para o cristão é uma coisa só. Dado que você entregou sua vida a Jesus, tudo é dEle.

Então, quando você exercer sua profissão, você deve exercê-la de maneira que o nome de Jesus seja glorificado com isso.

Se você está curtindo um momento de lazer, está curtindo um momento de férias, que Deus esteja junto.

Porque se o seu culto a Deus se resume a ir à igreja, você não conhece a Deus. Você não tem um relacionamento com Ele. Porque não existe relacionamento com Deus que não seja diário, que não seja uma constância.

Tenho visto muitos homens de Deus falarem isso e eu concordo: Não é uma simples oração que te faz um cristão. Não é porque um dia você falou: Ah, eu faço uma oração e aceito Jesus. E isso te faz um crente. Isso é mentira. O cristão vive por fé. O justo viverá pela fé.

E fé é precedida e acompanhada por arrependimento. Uma vida de arrependimento, dobrando seus joelhos dia após dia, confessando seus pecados a Deus. Crescendo em santidade, crescendo em boas obras. Crescendo no conhecimento de Deus.

Cristãos que vivem uma vida inteira indo à igreja, tem 10, 20 anos de crente, 30 anos de crente e são, possuem o mesmo temperamento de 20 anos atrás. Como é possível?

Você ter o mesmo temperamento, você não cresceu em nada. Em domínio próprio, em mansidão, em amor. Como andar com Cristo e não ser cada dia mais parecido com Ele? Você acha que é ser cristão isso?

Você acha que Jesus veio pra instituir uma igreja para você ir no domingo? Você acha que Jesus morreu naquela cruz, para que domingo você pudesse estar lá e no resto da semana Ele estivesse fora dos seus planos?

Jesus requer tudo de nós. E se você é cristão vai dizer: Amém, que Ele tome tudo. Tudo é dEle.

COMO POSSO TER ALEGRIA EM MINHA VIDA CRISTÃ?


Períodos de tristeza e depressão podem entrar na vida de praticamente todo Cristão devoto. Vemos muitos exemplos disso na Biblia.

Jó desejava que nunca tivesse nascido (Jó 3:11).Davi orou para que fosse levado a um lugar onde não tivesse que lidar com a realidade (Salmos 55:6-8). Elias, depois de derrotar 450 profetas de Baal com fogo do céu (1 Reis 18:16-46), fugiu para o deserto e pediu a Deus que tirasse a sua vida (1 Reis 19:3-5).

COMO ENTÃO PODEMOS SUPERAR ESSES PERÍODOS DE IMENSA FALTA DE GOZO?

Podemos ver como essas mesmas pessoas superaram sua depressão. Jó disse que, se orarmos e nos lembrarmos de nossas bençãos, Deus vai restaurar nosso gozo e justiça (Jó 33:26). Davi escreveu que o estudo da Palavra de Deus vai nos trazer gozo (Salmos 19:8). Davi também percebeu que precisava louvar a Deus mesmo no meio de desespero (Salmos 42:5). No caso de Elias, Deus deixou com que descansasse por um tempo para então enviar um homem chamado Eliseu para ajudá-lo (1 Reis 19:19-21).

Hoje ainda precisamos de amigos com quem podemos compartilhar nossas feridas e dores (Eclesiastes 4:9-12).Tente compartilhar seus sentimentos com um amigo Cristão que você admira. Você vai ficar surpreso em saber que eles provavelmente já tiveram que passar por algumas das mesmas coisas que você está passando agora.

Mais importante, é certo que meditar em nós mesmos, nossos problemas, nossas dores e principalmente no nosso passado, não vai nunca produzir gozo espiritual verdadeiro.

Alegria não é encontrada em materialismo, não é encontrada em psicoterapia, e com certeza nã será encontrada na obsessão com nós mesmos. É encontrada apenas em Cristo. Nós que pertencemos ao Senhor  “nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne” (Filipenses 3:3).

Conhecer a Cristo é ter uma verdadeira compreensão de nós mesmos e uma percepção espiritual verdadeira em Cristo, tornando impossível com que nos gloriemos em nós mesmos, nossa sabedoria, força, riquezas ou bondade, mas sim – e apenas - em Cristo, Sua sabedoria e força, Sua riqueza e bondade, e em Sua pessoa apenas.

Afunde-se completamente na pessoa de Cristo, Sua Palavra, e procure conhecê-lO mais intimamente. Se permanecermos nEle, Ele nos prometeu que nosso gozo será completo (João 15:1-11).

Finalmente, lembre-se que é apenas através do Espírito Santo que podemos encontrar alegria verdadeira (Salmos 51:11-12, Gálatas 5:22, 1 Tessalonicenses 1:6). Não podemos fazer nada longe do poder de Deus (2 Coríntios 12:10, 13:4).

Na verdade, o mais que tentamos obter alegria com nossos próprios métodos, o mais miserável nos tornamos. Descanse nos braços de Deus (Mateus 11:28-30) e procure Sua face através de oração e das Escrituras.

"E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13).